Financiamento X Consórcio Imobiliário: Qual a melhor opção?

Na hora de encontrar seu novo lar, é possível que você se depare com a seguinte dúvida: é melhor optar por um consórcio ou financiamento imobiliário? A resposta depende daquilo que você prioriza. Se você preferir adquirir o imóvel imediatamente e estiver disposto a pagar juros, o financiamento pode ser a melhor opção. Por outro lado, se você busca uma alternativa mais econômica e não se importa em esperar, o consórcio pode ser mais adequado

Vamos entender cada um. O que você precisa saber sobre o Financiamento Imobiliário:

O financiamento é uma antecipação de crédito para uma finalidade específica. Quem deseja comprar um imóvel, por exemplo, pode recorrer a um financiamento imobiliário. Após a liberação, o dinheiro só deverá ser usado para a aquisição de um bem dessa categoria, como casa ou apartamento.

A operação funciona como um empréstimo a juros. Depois que a instituição financeira concede o crédito, o cliente precisa pagar as prestações. Os valores também terão correção e incidência de IOF, de acordo com as regras estipuladas em contrato.

Já o Consócio Imobiliário:

Em linhas gerais, o consórcio imobiliário, assim como os demais planos de consórcio, trata-se da união de pessoas físicas ou jurídicas que têm como objetivo se autofinanciar por meio de uma poupança administrada por terceiros.

Ao aderir ao consórcio imobiliário, o consorciado deverá contribuir mensalmente com o valor da parcela acordada, que será incluso em um fundo comum a todos os participantes para financiar os imóveis.

Quando o consorciado é sorteado, ele recebe uma carta de crédito, um documento financeiro que possibilita a contratação do imóvel desejado.

Para escolher a melhor opção, é importante que você avalie alguns aspectos:

  • Sua condição financeira: veja se tem dinheiro para entrada (financiamento) ou não (consórcio);
  • Valor das parcelas: faça uma simulação de financiamento e confira qual seria a média cobrada por prestação. Também verifique qual seria o valor em um grupo de consórcio;
  • Situação econômica do país: situações de Selic e IPCA elevados tendem a ser menos vantajosos para quem faz um financiamento imobiliário;

Em outras palavras, avalie o seu potencial de compra, seu score de crédito e foque o longo prazo. Tenha um planejamento financeiro bem estabelecido antes da sua compra.

No Koort podemos te ajudar em cada etapa até encontrar seu imóvel perfeito e com as melhores condições possíveis, de acordo com suas necessidades.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *